Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

To our friend Lemmy Kilmister (1945-2015)




Homenagem ao nosso ídolo Lemmy Kilmister (1945-2015), vocalista do Motörhead, por sua vida no rock n´roll. Lemmy foi e sempre será nossa influência.
Motörhead, Forever!



 

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Moinhos Arquivo - Moinhos na Escola


Estivemos na Escola Altivo Cesar em Niterói onde ocorreu um sábado letivo com muitas atividades organizadas pelo projeto cultural Biblioteca Viva. Além de contação de história, danças e gincanas também teve uma oficina de animação ministrada por nossa equipe do Moinhos de Vento.

Vejam o vídeo:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Natal Solidário em Ponta D´Areia


Evento social organizado pelo policial militar Fábio Simões na comunidade de Ponta d´Areia em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A festa de natal solidário teve como finalidade promover uma grande festa entre os moradores, com crianças locais e de orfanatos para que as mesmas pudessem receber presentes, assistir aos shows e participar do churrasco ofertado pela Associação dos Amigos Solidários do Cais. A festividade também contou com a presença do Coronel Fernando Salema, comandante do 12º Batalhão da Política Militar.

Reportagem e Imagens: Rennan Rebello
Videografismo e Abertura: Wemerson Peu de Freitas







sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Festival Internacional de Filmes de Esporte (FIFE)




Rio de Janeiro, quinta-feira, 10 de dezembro de 2015, em um ano pré-olímpico, aconteceu no clássico Cine Odeon na Cinelândia, a estreia do Festival Internacional de Filmes de Esporte (FIFE).

Entrevistas com:
Victor Melo (Coordenador do  Laboratório de História do Esporte e do Lazer)
Eduardo Urano (Diretor do FIFE)
Jankel Schor (Ícone do Maracanã com suas embaixadinhas)
Jacqueline Silva (medalhista olímpica em 1996 ex-atleta profissional de vôlei)
Flávio Canto (medalhista olímpico em 2004, ex-atleta profissional de judô)











domingo, 6 de dezembro de 2015

Valeu, Renato Aroeira!


Ser reconhecido é um sentimento nobre e bastante estimulante para seguir fazendo o que gosta, no nosso caso é o registro em audiovisual.

E quando o reconhecimento vem de uma pessoa que admiramos por sua postura e trabalho, a honra vem dobrada assim como a responsabilidade de produzir mais conteúdos relevantes e principalmente em estudarmos novos formatos e linguagens para superarmos nossas qualidades pois não adianta ter uma produção quantitativa se não há a mesma proporção  qualitativa.

Nesse domingo (06) fomos surpreendido pelo nosso mais recente entrevistado, Renato Aroeira, que divulgou em sua página no Facebook a reportagem que fizemos com ele em São Gonçalo/RJ, no restaurante Sintonia Fina onde também se apresentou com seu grupo Trio das Quartas, tocando jazz, choro, samba e bolero.

Valeu, Aroeira!

Assistam abaixo o Moinhos Expresso - 34 - Renato Aroeira: Música & Charge para Pensar! e de quebra, também poderão assistir no segundo vídeo. a íntegra da entrevista que se transformou em um bom bate-papo com Renato Aroeira, que falou de suas pretensões musicais, política, América do Sul, literatura, crise na imprensa, polarização da esquerda x direita no Brasil, rede sociais e como ser chargista em um tempo de ódio.






#Clipping

A reflexão de Sidney Rezende que motivou o Moinhos de Vento

Domingo (06), o jornalista Sidney  Rezende postou em sua rede social e em seu portal SRZD.com, uma reflexão, que motivou nós do coletivo audiovisual Moinhos de Vento a seguir trabalhando a fim de produzir conteúdos audiovisuais para internet e cobrir o que a grande mídia não cobre por falta de tempo ou de interesse, e mais, através do Moinhos, nós podemos explorar linguagens audiovisuais alternativas dando voz ao que supostamente não teria audiência. Afinal, registrar e fazer jornalismo é preciso além de ser um dever, nesses tempos de sucessos efêmeros, notícias rasas e de sensacionalismo ao extremo.

Abaixo, segue a íntegra do texto publicado por Rezende, onde critica duramente a cobertura da grande mídia e exalta o empenho das mídias alternativas que não param de crescer, dando uma nova dinâmica ao jornalismo brasileiro. Enfim, obrigado, Sidney Rezende!

Jornalismo para quê?
Todos sabem o quanto sou entusiasmado com a mídia comunitária. E isso não é de hoje. Quem já assistiu alguma das minhas palestras entenderá melhor o que direi neste post.
A Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é um bairro rico de jornais voltados para o comércio, condomínios e escolas. Lá convivem impressos de todos os tipos - jornais e revistas segmentados - com web e produtoras de programas audiovisuais que são reproduzidos em TVs abertas, estimulados por contratos bilaterais e canais UHF.
Durante a premiação da AIB - Associação de Imprensa da Barra - , em que o SRZD venceu como o melhor portal de notícias do ano, reencontrei amigos. Aproveito para agradecer ao presidente da Associação, Manuel Lopes, pela festa que ofereceu aos seus convidados.
Apesar da luta cotidiana em busca da sobrevivência profissional, o número de veículos de comunicação é maior hoje do que há um ano. Um grande contingente de jovens portando câmeras, gravadores e celulares ávidos por informação para seus leitores, espectadores, internautas. Muito estimulante.
Como eles se saíram na cobertura do evento?
Dei um tempo "técnico" e fui verificar a repercussão nas mídias sociais. Não me decepcionei com os meios de comunicação de pequeno porte. Encontrei o que esperava. E me satisfiz com isso.
Já com relação à cobertura dos chamados grandes veículos, um choque. Para ser sincero, eu tomei um susto.
Só para ambientar quem não estava, listarei alguns dos presentes naquela noite.
O prêmio de melhor ator foi concedido ao protagonista de "Os Dez Mandamentos", Guilherme Winter. Profissional que eu não conhecia, mas tive boa impressão. Discreto, low profile, comedido em suas entrevistas, esbanjou elegância. Vamos combinar que a novela da "Record" foi a novidade de audiência do ano na TV brasileira.
Prêmios especiais para as atrizes Cléo Pires, Adriana Esteves e Marina Ruy Barbosa.
A Globo foi homenageada pela passagem dos seus 50 anos de existência. O supervisor executivo de Responsabilidade Social, Rafael Marques, representou os acionistas e exibiu um vídeo com resumo do merchandising social da empresa. Uma iniciativa elogiável pelo caráter mobilizador das telenovelas.
Foram homenageados também o diretor da PC Vídeo, produtora tradicional do Rio de Janeiro, Paulo Costa; o presidente do CRECI-RJ - Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Manoel da Silveira Maia; o diretor de Marketing da Ala Comunicação, Luiz Castilho; e a ABI, Associação Brasileira de Imprensa, representada pelo jornalista Arcírio Gouvêa.
Bastava a um repórter menos preguiçoso conversar com qualquer um deles, que, com certeza, obteria histórias incríveis, notícias fresquinhas e abordagens que os leitores iriam adorar. Mas isto não interessou aos "grandes".
Por que a decepção com a cobertura dos grandes veículos? Porque quase nada do que lembramos aqui neste post mereceu citação. O principal assunto unanimemente tratado na cobertura foi a presença de Solange Gomes, ex-modelo da "Banheira do Gugu", e Fani, ex-"BBB".
A noticia sobre Fani é que ela havia "repetido" o look: "um macacãozinho preto"; e que Solange estava embalada num "vestido colado e decote generoso". Hein?
Para que serve o jornalismo senão para informar algo que seja no mínimo relevante. Notícia, vai! Algo que interesse à sociedade, senão totalmente, mas uma parte dela.
Este tipo de cobertura rasteira incomoda até as próprias "clicadas". Mas que culpa elas têm? Nenhuma.
Já estou cansado de ouvir "a gente tem coisas interessantes para falar, mas os repórteres não têm interesse". Eu entendo. E não as culpo. Afinal, elas não são jornalistas, mas nós somos. Somos?
*artigo originalmente publicado no SRZD.com




sábado, 5 de dezembro de 2015

Renato Aroeira: Música & Charge para Pensar!



Sexta-feira, 04 de dezembro, o projeto "Jornal Daki apresenta" em parceria com o Restaurante Sintonia Fina trouxe para São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, a apresentação do Trio das Quartas (jazz, choro, bossa nova, bolero) liderado pelo cartunista e saxofonista Renato Aroeira.


A matéria também rendeu uma entrevista que se transformou em um bom bate-papo com Renato Aroeira, que falou de suas pretensões musicais, política, América do Sul, literatura, crise na imprensa, polarização da esquerda x direita no Brasil, rede sociais e como ser chargista em um tempo de ódio.

Para quem quiser assistir a entrevista / bate papo na íntegra, basta assistir o vídeo abaixo:

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Savio lança biografia na Gávea

Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015, um dia chuvoso e engarrafado para uns, mas, para os flamenguistas, um dia mais do que especial por se tratar de um reencontro com um velho ídolo, Savio, o anjo louro, estava de volta a Gávea.

Mas dessa vez para lançar a sua biografia: "Dribles Certeiros de uma Carreira de Sucesso" escrita pelo jornalista Renan Koerich, jornalista do Globoesporte.com de Santa Catarina. O livro além de abordar sua vida e trajetória esportiva, foca no lado empresário de Sávio e a maneira de como ele se preparou para sua aposentadoria como jogador profissional.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

#OCUPAFFP

Terça-feira, 01 de dezembro de 2015, os estudantes seguiam ocupando o campus a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) em São Gonçalo, a ocupação que foi decidida no dia anterior em uma Assembleia Extraordinária.

Entrevistas com Manoel Santana (Diretor da FFP-UERJ) e Antonio Garrido (Estudante de História).





quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Alex, a biografia, no Rio de Janeiro

Terça-feira, 01 de dezembro de 2015, uma tarde que parecia como outra qualquer em um Rio de Janeiro nublado e engarrafado, mas na Livraria Saraiva no Shopping Rio Sul, acontecia o lançamento da biografia do craque Alex, escrita por Marcos Eduardo Neves (autor das biografias de Renato Gaúcho e Heleno de Freitas). 

Havia gente até de fora do do Brasil que esperava ansiosamente para conhecer o ex-jogador brasileiro na grande fila para a sessão de autógrafos na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul.

Além de ter sido ídolo dos torcedores do Fenerbahçe, Palmeiras, Cruzeiro e Coritiba, Alex também passou pelo Flamengo, no Rio de Janeiro, porém, a passagem foi curta, e mesmo sem cair nas graças da torcida rubro-negra, os flamenguistas também compareceram ao evento a fim de prestigiá-lo.



terça-feira, 24 de novembro de 2015

Obrigado, Cantusca!


Foi com muita honra que nós do Moinhos de Vento vimos a nossa reportagem sendo compartilhada pela página oficial do Canto do Rio Futebol Clube no Facebook.


Agradecemos ao clube pela confiança em nosso trabalho, são esses reconhecimentos que fazem a gente seguir cada vez mais produzindo audiovisual e registrando o que é para ser registrado.

Para quem ainda não assistiu a nossa matéria, não tem problema, basta dá o play no vídeo abaixo.
/

Falar do Canto do Rio sem mencionar o movimento recente em Niterói que busca em valorizar o passado do futebol niteroiense é impossível, então, também compartilhamos a homenagem que aconteceu na Câmara dos Vereadores em agosto de 2015 aos ex-jogadores e figuras importantes na história futebolística do município e evidentemente, o Cantusca foi lembrado. Confiram:


#CLIPPING

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O poeta boleiro de Anchieta

Um poeta que descobriu a beleza nas ricas histórias do lugar onde mora. Victor Escobar nos recebeu e falou um pouco sobre essa curiosa história que envolve literatura e esporte. 

O ÉÉÉÉSPORTE -13 apresenta o poeta boleiro de Anchieta e sua paixão ao esporte e seu bairro.






Canto do Rio planeja voltar ao futebol profissional


22 de novembro de 2015, 442 anos da município de Niterói, apesar do clássico Canto do Rio Futebol Clube ter sido fundado no dia 14 de novembro de 1913.  Neste ano, um projeto de lei municipal, fez com que a celebração da fundação do clube alviceleste fosse incluída no calendário oficial de comemoração do aniversário do cidade devido a forte ligação do Canto do Rio com Niterói, e na festa de seus 102 anos, em uma nova data, ex-atletas e personalidades foram homenageados. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves esteve presente no evento, acompanhado de seu vice Axel Grael e do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza.  Neves, falou sobre ações que a Prefeitura Municipal de Niterói poderá fazer, para ajudar ao Cantusca em voltar a disputar o Campeonato Carioca. 




Já o Presidente Rodney Gomes de Melo frisa que o próximo ano será de planejamento e também fala da parceria que pretende firmar com o Botafogo. O jornalista Sergio Soares do (Jornal O São Gonçalo) e o ex-goleiro Franz também foram entrevistados e contaram um pouco da história do Canto do Rio, "o time da morena de Icaraí", que também foi imortalizado no hino composto por Lamartine Babo.

domingo, 22 de novembro de 2015

Bangu volta do Vietnã (Bangu trở về từ Việt Nam)

O Bangu Atlético Clube foi campeão da BTV Cup no domingo (15/11/2015) mas regressou ao Rio de Janeiro na quinta-feira(19), os torcedores alvirrubros esperavam no saguão do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), os jogadores com a taça do torneio que simboliza a primeira conquista internacional depois de 16 anos e a primeira do Século XXI.

Entrevistas com os atletas do Bangu: 
Guilherme Ferrareto, Fabio Huck e Guapi 

Agradecimento especial: Gabriel Andrezo (Repórter do Futrio.net).


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

30 - Gonçalense x Resende - Copa Rio 2015 (Semifinal)

Gonçalense x Resende disputaram o segundo jogo da semifinal da Copa Rio, competição que dá ao direito ao clube campeão em escolher disputar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro - Série D e o time vice-campeão, fica com a vaga que sobrar.

A partida foi realizada no estádio de Moça Bonita em Bangu. mas o primeiro jogo aconteceu em Resende, região sul fluminense, como o placar final foi 3x2  para os donos da casa, portanto, o Gonçalenses precisava vencer por dois gols de diferença para se classificar para a grande final ou por um  gol, para levar a partida para a disputa de pênaltis.



(18/11/2015)

sábado, 14 de novembro de 2015

Bangu, protagonista até fora do cinema

Faz uma semana que "Bangu foi ao cinema" (como pode ser visto em"Moinhos Expresso - 29 - Bangu vai ao cinema"  do dia 6/11//2015), mas, a reportagem segue tendo repercussão.


Felizmente parece que o "Bangu ainda segue indo ao cinema", primeiro, a produção do curta-metragem "Bola para Seu Danau" compartilhou em sua página oficial no Facebook. Isso, nos honrou bastante.


Genivaldo e Peu (Moinhos) com o livro:
 "Memórias de um Sonhador"
E na última sexta (13), nós do Moinhos de Vento fomos surpreendidos outra vez, estávamos no sarau "Uma Noite na Taverna" no Tamoio Futebol Clube em São Gonçalo, e o autor do livro "Memórias de um Sonhador", Genivaldo Batista, que  entrevistamos na referida matéria, também compareceu ao evento, e como bom torcedor fanático do alvirrubro da zona oeste fez questão de representar seu time de coração nos presenteando com a camisa de treinamento do Bangu como agradecimento da reportagem que fizemos. Ficamos sem palavras, apenas temos que agradecer, então, obrigado, Genivaldo!

Rennan Rebello (Moinhos) com o alvirrubro Genivaldo Batista

Ainda sobre o Bangu, ontem, o clube suburbano venceu a semi-final da BVT Cup (torneio amistoso realizado anualmente e disputado no Vietnã) contra o time vietnamita Binh Duong por 3x1 no Gò Đậu Stadium (confira os gols na reportagem do portal Futrio abaixo). 

No próximo domingo(15), o time carioca jogará a final contra a Seleção Universitária da Coréia do Sul às 9 horas da manhã (horário de Brasília).




Vale lembrar que o alvirrubro conta com o reforço de dois jogadores do Gonçalense Futebol Clube, o meia Gilmax e o zagueiro Yago, além do treinador Mario Marques (ídolo banguense) que é o atual treinador do clube de São Gonçalo.

Assistam a reportagem que produzimos na estreia de Marques no comando do tricolor metropolitano no Campeonato Carioca - Série B desse ano, era a quarta partida do Gonçalense em solo vermelho e branco, a ligação entre Gonçalense e Bangu segue forte, atualmente o Lense disputa a Copa Rio, e seus jogos como mandante são realizados no Estádio de Moça Bonita. Sendo assim, provavelmente a torcida do tricolor torcerá pelo triunfo do Bangu no Vietnã, e nós do Moinhos de Vento também, e que a estrofe do hino do vermelho e branco se confirme amanhã: Em Bangu se o clube vence há na certa um feriado, comércio fechado.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

29 - Bangu vai ao cinema


Sexta-feira, 6 de novembro, a chuva não deu trégua, o que poderia ser um motivo para afastar  a torcida do  Bangu do cinema, sim, a torcida do Bangu, pois o curta metragem "Bola para Seu Danau" que conta a história do escocês Thomas Donohoe foi exibido no festival "Curta Cinema" que exibiu dez filmes  com duração de seis minutos, na  Cinelândia, no clássico Cine Odeon.

As poltronas pareciam arquibancadas, por isso, os  alvirrubros, além de assistirem o filme teriam  que torcer também: porque os melhores curtas eleitos com o voto popular serão exibidos no
programa RJTV da Rede Globo.

Entrevistas:

Antônio Leal (Diretor do Festival Curta Cinema 2015)
Genivaldo Batista (Escritor e Torcedor do Bangu)
Bruno Cruz (Repórter do programa "Fique Ligado" da TV Brasil)
Eduardo Souza Lima (Roteirista e Diretor do curta: "Bola para Seu Danau")
Luiz (Torcedor do Bangu)

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

28 - Lançamento da biografia de Rivellino em Ipanema

Quinta-feira (05/11), o ex-jogador Roberto Rivellino esteve presente na Livraria da Travessa (RJ) em Ipanema para lançar e autografar sua biografia escrita pelo jornalista Maurício Noriega. Torcedores e a imprensa esportiva estiveram presente assim como o ex-presidente do Fluminense, Francisco Horta, responsável pela máquina tricolor da qual, o velho Riva fez parte.



segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Esporte Clube Nova Cidade divulga nossa reportagem

Algumas horas após o Moinhos Expresso - 27 - Memória do Futebol de Nilópolis (1925 - 1980) ir ao ar. A página oficial do Esporte Clube Nova Cidade publicou a reportagem produzida pelo Moinhos de Vento. 

Na matéria, a instituição nilopolitana foi citada por ser a única do município a disputar o Campeonato Carioca (Série C). 

#Clipping




Memória do Futebol de Nilópolis (1925-1980)



Sábado, 31 de outubro, em Nilópolis, baixada fluminense, aconteceu no campo da AMEM (Associação de Moradores e Esportistas da Mirandela) a inauguração da exposição que contou com 240 fotos referente ao passado boleiro da cidade. As fotografias são oriundas do livro (que encontra-se esgotado): "Memórias do Futebol de Nilópolis de 1925 a 1980: Lembrança de um Tempo Mágico, Arte, Sedução e Magia" de Ademir Santiago e Geraldo Bezerra, que também é curador da mostra.

 O ex-jogador Ulisses Pernambucano esteve presente no evento, Pernambucano que foi descoberto por olheiros jogando bola nos extintos campos de pelada nilopolitanos e teve passagem pelo Atlético-MG mas tornou-se ídolo no Goiás, sendo conhecido pelos torcedores esmeraldinos como Ulisses, o bailarino.

Sem dúvidas o futebol nilopolitano nos ajuda a compreender a trajetória e as transformações urbanas da Nilópolis atual, por isso, desejamos que esse livro seja reeditado, vendido e distribuído nas escolas para que possam ser usados nas aulas de história e geografia, por exemplo.


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Rujany & Jornalismo: 60 Anos!

Dia 23 de outubro de 2015, mais uma data histórica para o município de São Gonçalo, pois, foi comemorado no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), os 60 anos de jornalismo do filho ilustre da cidade, Rujany Martins, que trabalhou nos principais meios de comunicação do Brasil, sem nunca perder a forte ligação com sua terra natal, na juventude foi presidente da Associação Gonçalense de Estudantes e depois de se tornar jornalista consagrado  fundou o Nosso Jornal de Noticias na cidade de seu coração. Na cerimônia não poderia faltar a presença de Teixeira Heizer, a primeira pessoa que lhe deu oportunidade a começar sua vasta carreira na imprensa.


José Carlos Araújo, o Garotinho e o Apolinho Washington Rodrigues, ex-colegas de trabalho, não puderam comparecer mas gravaram depoimentos e os mesmos foram exibidos no evento. Nós do Moinhos de Vento, também desejamos ao homenageado, mais anos de jornalismo e parabéns pela invejável trajetória. 


Conheça mais sobre a longa jornada jornalística de Rujany Martins nesse vídeo abaixo: 



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Obrigado, FutRio!


Nós do Moinhos de Vento agradecemos a equipe FutRio pela lembrança e por usar imagens de nosso web programa Moinhos Expresso - A Notícia Que Pede Passagem no vídeo produzido dos melhores momentos das séries B e C do Campeonato Carioca 2015 exibido na premiação da "Seleção FutRio", no dia 9 de outubro. 

Solenidade tradicional e muito esperada pelos amantes do futebol do Estado do Rio de Janeiro, além de dirigentes e jogadores, a cerimônia contou também com a participação mais do que especial do locutor, José Carlos Araújo (o "Garotinho") da Super Rádio Tupi que abrilhantou ainda mais o evento ocorrido no Espaço Cultural Furnas, no bairro de Botafogo.




sábado, 10 de outubro de 2015

Cultura skatista em São Gonçalo/RJ

Há menos de uma semana fizemos duas reportagens sobre a cultura skatista em São Gonçalo em nossos programas ÉÉÉÉSPORTE! e Moinhos Expresso - A Notícia Que Pede Passagem.

Assistam!

A cultura urbana do skate e a sua prática como esporte vem crescendo no Brasil inteiro e não seria diferente na cidade de São Gonçalo/RJ. Nesse município para ser praticante de skate é preciso perseverá. 

(03/10/2015)




Como foi visto no ÉÉÉÉSPORTE! - 12 - SK8-SG

Skatistas gonçalenses ocupam galpão abandonado no centro da cidade e reivindicam skatepark em São Gonçalo. Após repercussão da matéria, Michel Portugal, secretário de cultura e turismo de São Gonçalo recebeu em seu gabinete no Centro Cultural Joaquim Lavoura os skatistas Fabio No-Comply e Renato Macedo para uma reunião.

(08/10/2015)



terça-feira, 29 de setembro de 2015

Moinhos de Vento no Seminário: Olhares sobre o Cinema de África e da Afrodiáspora

Nessa terça (29), Miguel de Cervantes (nosso padrinho) faria 468 e nós do Moinhos de Vento estivemos "comemorando seu aniversário" na PUC-Rio, no bairro da Gávea, fazendo o que mais gostamos ativismo pro cinema independente.

Fomos convidados pela Professora Doutora Janaína de  Oliveira, que também é Pesquisadora do FICINE (Fórum Itinerante de Cinema) para exibirmos o nosso Curta Zero - Linha de Pensamento e em seguida debatermos com o público presente.

Na mesa: Cineclubes CRUA, Atlântico Negro e
Coletivo Audiovisual Moinhos de Vento
Foi ótimo participar desse evento, trocar ideia com o público sobre temas pertinentes como a importância dos cineclubes para o cinema independente, sobre os coletivos audiovisuais, sem esquecer da guerrilha que é ser cineasta independente no Brasil, um país que tem uma péssima distribuição de filmes em suas salas comerciais e por fim também falamos e idealizamos sobre uma escola que poderia/deveria aplicar o ensino de audiovisual como didática escolar e um meio também de se expandir a cultura do cinema aos espectadores não restringindo apenas aos alunos mas sim a comunidade no entorna de algum colégio. Por fim, também conversamos sobre o projeto de Lei nº 13.006 obriga exibição de filmes de produção nacional nas escolas de ensino básico.

Entrevista a TV PUC-RIO

Assistam a reportagem do dia feita pela TV PUC-RIO
Enfim, esperamos uma próxima oportunidade para exibirmos o nosso curta-metragem (para quem não assistiu segue o filme abaixo), trocar mais idéias com público, cineclubistas e produtores além claro, de cultuar a arte de fazer cinema mesmo estando em solo brasileiro. 


sábado, 26 de setembro de 2015

Assembleia inaugural do Instituto Alberto Guerreiro Ramos


Nós do Moinhos de Vento, produzimos um vídeo institucional para o Instituto Alberto Guerreiro Ramos que foi inaugurado no dia 19 de setembro de 2015 no Largo do Machado no Rio de Janeiro. 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Reunião.DOC

Sociólogo Caio Ferraz de camisa azul, no centro da foto
Há pouco, nós do Moinhos de Vento estivemos reunidos no restaurante Rio 40º Botequim no Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro com André Fernandes (Jornalista da Agência de Notícias da Favela), Caio Ferraz (sociólogo conhecido por seus trabalhos sociais na favela de Vigário Geral), Rafael dos Santos (Professor Doutor adjunto da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e seus alunos do curso de Pedagogia. 

O Moinhos foi convidado para produzir o documentário sobre a trajetória de Ferraz: antes, durante  e depois de seu exílio nos Estados Unidos da América. O primeiro encontro já aconteceu, e com base do que foi conversado, em breve, novidades surgirão...

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Futebol de Niterói na Câmara Municipal


Segunda (24/08) aconteceu a solenidade na Câmara Municipal de Niterói cuja finalidade foi de homenagear grandes personalidades do futebol niteroiense. 

Entre tantos homenageados, Jair Marinho (campeão mundial com a seleção brasileira em 1962 no Chile), Sérgio Soares (chefe de reportagem do Jornal O São Gonçalo e responsável pela série "Nos Gramados da Vida" que retratou o futebol do leste fluminense: do passado e do futuro), o ex-treinador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1990 também esteve presente no evento.

Além das honrarias concedidas a inúmeras personalidades, a volta do Canto do Rio ao futebol profissional e a situação atual do Estádio Caio Martins que está sob concessão do Botafogo que vislumbra realizar jogos no Campeonato Carioca de 2016 entraram em pauta no decorrer da cerimônia. 



sábado, 15 de agosto de 2015

Visitando a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


Ontem (14), o Moinhos rumou à Baixada Fluminense para visitar a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica.


UFRRJ/Moinhos: Kate e Matheus /Rennan e Peu
Tivemos encontro com a Kate Hellen do Centro de Memória da instituição e firmamos dois compromissos inicialmente: palestraremos em outubro na semana de extensão: Relatos da Extensão Universitária - Movimentos Culturais Históricos Sociais e em novembro no Mês da Cultura, ministraremos uma oficina de produção de formatos em audiovisual a partir do uso de smartphone.

 Certamente o primeiro canal de contato do Moinhos com a UFRRJ foi aberto e esperamos estreitar laços e produzir conteúdos naquele campus de cenário cinematográfico e também, queremos criar com as pessoas de lá.



Moinhos no Guia do Nosso Jornal de Notícias


O Moinhos de Vento foi lembrado novamente por mais um periódico da cidade de São Gonçalo, dessa vez foi no histórico Nosso Jornal de Notícias na seção "Nosso Guia", esta, foi a primeira publicação do Nosso, após sua volta. Uma vez que essa famosa publicação no município gonçalense foi fundada em 7 de julho de 1992 pelo jornalista Rujany Martins, e por ironia triste do destino, no sétimo dia de do mesmo mês de fundação, 15 anos depois, em 2007, encerrou suas atividade.

Ficamos lisonjeados por mais essa lembrança pois não é segredo para ninguém que nós temos uma ligação muito especial com o município, outrora conhecido como Manchester Fluminense e como retribuição a essa honrosa lembrança, abaixo segue a reportagem que fizemos pelo ÉÉÉÉSPORTE! com o fundador do Nosso Jornal, Rujany Martins.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

FEFUMERJ utiliza matéria do Moinhos de Vento em seu site oficial


A Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro através de seu site oficial utilizou a reportagem do webprograma ÉÉÉÉSPORTE! de propriedade do Moinhos de Vento sobre o I Rio Open de Futebol de Mesa.  Tão logo, nós, do Moinhos, evidentemente agradecemos o reconhecimento da FEFUMERJ com nosso trabalho que vista em mostrar o esporte que não é mostrado pela grande mídia por falta de tempo ou de interesse e também mostrar que a prática esportiva vai muito além de mero entretenimento. 

Para quem não assistiu a reportagem, basta clicar no link abaixo: 

Pela segunda vez, o Jornal O São Gonçalo lembra do Moinhos de Vento

Nós, do Moinhos de Vento agradecemos a lembrança do Jornal O São Gonçalo pela lembrança na matéria: O SÃO GONÇALO recebe homenagem por série de reportagens. Publicada no dia 11/08/2015. 

Um dia depois de publicarmos em nosso canal do Youtube, o vídeo sobre esse dia histórico no Bar do Buguinho.

Caso não tenha assistido, Sem problemas, clicando nesse link: Moinhos Arquivo - Reencontro dos Eternos Boleiros do Leste Fluminense  poderão assistir também a outros vídeos complementares sobre a incrível série de reportagens: "Nos Gramados da Vida."

Vale lembrar que a segunda vez que somos lembrados pelo OSG, a primeira vez foi também graças a essa série organizada pelos jornalistas Sérgio Martins e Ari Lopes, enfim, confiram aqui: Moinhos destaque no Jornal O São Gonçalo





segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Moinhos Arquivo - Reencontro dos Eternos Boleiros do Leste Fluminense

Moinhos Arquivo são vídeos maiores sem um tempo estipulado e mostra a conversa na íntegra.


Sábado, dia 09/08/2015 aconteceu no Bar Boguinho em Neves (São Gonçalo/RJ). O churrasco organizado por ex-jogadores dos clubes do leste fluminense retratados na série de reportagem:"Nos Gramados da Vida" do Jornal O São Gonçalo premiada com o troféu "Personalidade do Esporte - Boleiros da Região" e organizada pelos jornalistas  Ari Lopes e Sérgio Soares.



Confiram as reportagens complementares:

ÉÉÉÉSPORTE - 09 - Futebol Esquecido


Moinhos Arquivo - ÉÉÉÉSPORTE - 10 - Futebol Esquecido (ÍNTEGRA)


Moinhos Expresso - 21 - Álbum de Figurinhas Boleiros da Região

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Noticia A Vento - O Ativo Espaço da Fazenda do Engenho Novo


A Fazenda do Engenho Novo localizada em Monjolos na cidade de São Gonçalo (RJ) que já hospedou o Imperador D.Pedro II, por décadas foi abandonada pelo poder público, atualmente o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e Secretaria Municipal de Agricultura são os órgãos responsáveis pela manutenção do local e seu espaço histórico geográfico que segue ativo apesar do cenário ainda em ruínas.

(19/07/2015)

Veja o vídeo:

domingo, 2 de agosto de 2015

Moinhos destaque no Jornal O São Gonçalo


Hoje, nós do Moinhos de Vento juntamente com nossos colegas locais, fomos mencionados na última matéria da série 'Nos Gramados da Vida" do Jornal O São Gonçalo.

Agradecemos ao jornalista Sérgio Soares pela lembrança e pela série.





sexta-feira, 19 de junho de 2015

Teatro Carequinha

Um dia no Teatro Carequinha com Carol Araujo e Resenha Teatral. Um espaço cultural bastante disputado, até mesmo por ser o único, e desconhecido por muitos. Escondido e de difícil acesso o teatro precisa de uma melhor divulgação e aprimoramentos em sua infraestrutura. Vamos ao teatro!

Veja o vídeo:

terça-feira, 9 de junho de 2015

Motoqueiro Fantasma (Xande McLeite & Rockfriends)



Clipe feito todo no celular; filmagem, fotos e edição. O planejamento foi todo feito no momento do show. Improviso, uma ideia, criatividade e vontade são ferramentas essenciais para qualquer criação.

Banda: Xande McLeite & Rockfriends
Local: São Dom Dom (Cantareira - Niterói/RJ)
Roteiro, direção, edição e produção: Rennan Rebello e Wemerson Peu de Freitas 
Data de Filmagem: 29/06/2012
Agradecimento: a banda Xande McLeite & Rockfriends, ao bar São Dom Dom e a Ivy Brum pelo apoio durante a produção.

Contatos: Xande Mcleite & Rockfriends: alexmleite@hotmail.com/http://palcomp3.com/xandemcleite/

Veja o vídeo:

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ah! Rio...

Tirinha animada que mostra de maneira ácida a "bipolaridade climática" juntamente com a (falta) infraestrutura da cidade (dita) maravilhosa.

Veja o vídeo:

sexta-feira, 5 de junho de 2015

No Tempo dos Dinossauros - Xande McLeite & Rockfriends - Clip Oficial



Clip oficial da música No Tempo dos Dinossauros de Xande McLeite, que faz parte do CD Sou do Rock. Vídeo produzido em Stop Motion por Rennan Rebello, Wermerson Freitas Peu e Xande McLeite em 2012.

Veja o vídeo: